Qual a diferença entre realidade virtual e realidade aumentada?
Muitas pessoas ainda confundem a realidade virtual com a realidade aumentada e vice-versa e a Cardboard Brazil ajuda a explicar essas diferenças.
Realidade virtual
Essa é a tecnologia mais difundida até então e que está norteando grandes investimentos de empresas como Facebook, Samsumg, Sony e Google. A realidade virtual cria um mundo completamente novo, no qual proporciona uma experiência intensa de imersão.
É uma realidade que não existe. Você pode estar em qualquer lugar e por onde olhar, estará inserido dentro de uma interface tridimensional. Possibilita a ida a qualquer lugar do mundo, uma viagem no espaço ou mundos completamente novos e diferentes.
As aplicações vão de games altamente imersivos a viagens pelo corpo humano, de visão 360º na primeira fila de um show a passeios em diferentes cidades, de simulações a aulas educativas.
Nesse ano tivemos grandes lançamentos de óculos de realidade virtual como o Oculus Rift, do Facebook, o HTC Vive, parceria da HTV com a Valve e ainda o envio do Playstation VR marcado para outubro. São óculos voltados para games que custam de US$600 a US$800 e ainda precisam de um computador bem potente para rodar em conjunto.
O Google resolveu popularizar a realidade virtual através do seu projeto Google Cardboard, lançado em 2014. São óculos de papelão com lentes especiais projetados para utilização com o smartphone e, por isso, são absurdamente mais baratos. O Google vende seu modelo por US$15, cerca de R$58, mas ainda sem venda no Brasil. Os modelos da Cardboard Brazil, que seguem todas as especificações do Google Cardboard, variam do mais simples a R$29,99 aos modelos customizados mais completos, com ímã de neodímio e suporte de cabeça, por apenas R$49,99.
Realidade Aumentada
Já a realidade aumentada trabalha diretamente com o real. Traz ao nosso mundo elementos que não existem. É quando esse elemento virtual interage com o objeto real, de modo a ampliar a sua percepção.
Diferente da RV, a realidade não é criada, mas objetos 3D são inseridos no realismo. A realidade aumentada é parcialmente imersiva, mas em contrapartida pode proporcionar uma experiência sem cortes.
Agora imaginem juntar o mundo real ao mesmo tempo em que é possível ver objetos virtuais e então manipulá-los, muda-los de lugar e interagir com eles.
Dá uma olhada no que pode acontecer:
Esse é um vídeo conceitual de Keiichi Matsuda, mostrando uma hiper realidade, conectada a tudo e a todos. O óculos Holo Lens, da Microsoft começa a dar indícios dessa nova possibilidade, como essa demonstração ano passado de interação com o jogo Minecraft.
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