Facebook transforma fotos panorâmicas em 360º
Depois de introduzir vídeos no formato 360, agora o Facebook começou a disponibilizar para alguns usuários e parceiros a possibilidade de transformar fotos panorâmicas tiradas pelo celular em imagens que podem ser visualizadas em 360º.
E claro, se você já captar a foto utilizando câmeras 360, a rede social também será capaz de reproduzi-las.
Essas fotos poderão ser visualizadas pelos seus amigos de uma forma muito mais imersiva e interativa, movimentando o aparelho do smartphone ou arrastando com o mouse.
Além disso, a nova ferramenta terá um botão especial que irá colocar essas imagens no modo de realidade virtual. Alguns parceiros do Facebook já estão publicando conteúdo com essa ferramenta, como a NASA, onde você pode visitar a Estação Espacial e o The New York Times.
Como tirar fotos 360?
- Tire uma foto panorâmica em seu dispositivo ou capture uma foto 360 graus utilizando um aplicativo 360 ou uma câmera 360.
- Abra o aplicativo do Facebook e compartilhe a foto como faria com qualquer outra imagem: clique na caixa de publicação, selecione ‘foto/vídeo’, escolha a foto que quer compartilhar e clique em publicar.
- Quando sua foto estiver publicada, navegue pela imagem – ou por qualquer outra foto 360 no Feed de Notícias que estiver marcada com o ícone do compasso – ao mover seu telefone ou arrastar a foto com o dedo. Toque na foto para vê-la em tela cheia.
- Nos smartphones compatíveis, você verá um botão no canto superior esquerdo da foto que diz “Veja em VR”. Se tocar no botão e colocar seu celular no headset, você poderá ver sua foto 360 em realidade virtual.
Para enviar e ver fotos em 360 graus, é necessário ter a versão do iOS 8 ou superior (iPhone 5S ou melhor) ou versão 4.4 ou superior do Android (liberado somente para dispositivos lançados em 2013 ou posteriormente). A atualização será gradativamente liberada na Google e na Play Store e, por isso, não tem ainda previsão para os brasileiros.
Para saber mais, visite o site oficial do Facebook 360. (em inglês)
Pingback: Crie conteúdo com as câmeras de realidade virtual
Pingback: Instant Articles, do Facebook, agora suporta fotos e vídeos 360º