Realidade virtual na E3
A realidade virtual foi um dos principais temas da última E3, a Eletronic Entertainment Expo, principal feira de games do mundo realizada anualmente em Los Angeles, EUA. A exposição acontece desde 1995 e nela são realizados o mais importantes anúncios do mercado. Em 2016, a grande aposta foi a realidade virtual
A francesa Ubisoft mostrou Star Trek: Bridge Crew, onde pode se juntar com 4 jogadores simultâneos. A Sony, que lança seu dispositivo em outubro (e que está em pré-venda desde abril) mostrou alguns dos 50 jogos que poderão ser jogados no Playstation VR. Franquias de destaque como “Batman Arkham VR” e “Star Wars Battlefront X-Wing VR Mission” foram apresentadas e o jogo “Resident Evil 7”, da produtora japonesa Capcom, será o mesmo para quem jogar com controle ou com o óculos de realidade virtual.
Outros games que animaram os fãs foram Farpoint, game de tiro em cenário futurista e Final Fantasy XV. Outros jogos também estão na fila como Doom e Fallout 4, com previsão de lançamento para 2017.
“Não dá para vender uma tecnologia como a realidade virtual sem convencer o consumidor das experiências que ele terá com ela”, diz Brian Blau, vice-presidente de pesquisas da consultoria Gartner. “Grandes jogos são peça vital nesse quebra-cabeça.” Segundo projeções da consultoria, 1,4 milhões de dispositivos de realidade virtual serão vendidos até o fim do ano.
O preço é e vai continuar sendo por um bom tempo o grande obstáculo para esses dispositivos. O Óculos Rift e o HTC Vive, além de custarem entre US$600 e US$800 precisam estar conectados a computadores muito potentes, com pelo menos 8GB de RAM, processador acima de 3,3Ghz e placas gráficas muito exigentes.
O Playstation VR poderá ser usado junto com o Playstation 4, mas o óculos custará mais ou menos o mesmo preço que o video-game. A Sony já aponta que a nova versão do Playsation, previsto para 2017, virá com desempenho ajustado à realidade virtual.
A Microsoft, que tem parceria com a Oculus, apresentou o Projeto Scorpio, também com lançamento para o ano que vem. O aparelho sera uma versão mais potente do Xbox One para rodar jogos em ultra alta resolução e, claro, em realidade virtual.
A opção mais viável para quem quer utilizar essa nova tecnologia são os óculos de realidade virtual mobile, que utiliza o smartphone e é representado pelo Cardboard, feito de papelão, lentes e ímã. A Cardboard Brazil vende o modelo mais básico por apenas R$29,90 e, além dos jogos, existem diversas outras possibilidades e experiências em campos como educação, medicina, entretenimento, turismo e diversas outras.