Realidade virtual aparece em lista de desejos para brasileiros

Pela primeira vez os headsets figuram na pesquisa entre consumidores

A realidade virtual ganhou bastante força nos últimos 2 anos com gigantes da tecnologia investindo alto no setor. A popularização começou em 2014 com o Google lançando seu projeto aberto Google Cardboard, que resulta em um óculos de realidade virtual com preço bastante acessível.

Esse ano diversos dispositivos foram lançados como o Oculus Rift, cuja empresa o Facebook comprou também em 2014, o HTC Vive e, mais recentemente, o Playstation VR.

Sky Cardboard para realidade virtual
Cardboard para realidade virtual

A tecnologia da realidade virtual pode ser inserida em diversos setores como estudo, tratamentos médicos para aliviar a dor, entretenimento, no mercado imobiliário para apresentar novos lançamentos de condomínios, entre outras diversas aplicações.

Em uma pesquisa divulgada semana passada pela companhia britânica Deloitte, os headsets de realidade virtual/aumentada aparecem pela primeira vez na lista de desejos dos brasileiros.

A pesquisa Global Consumer Survey 2016 foi realizada com 53 mil consumidores em 31 países e traz as tendências e as evoluções do mercado de dispositivos móveis e gadgets pessoais.

No mercado brasileiro, segundo os dados liberados pela empresa, o headset de realidade virtual/aumentada aparece em 5º lugar e 11% dos brasileiros entrevistados pretendem adquirir um óculos de realidade virtual. Pode não parecer muito, mas ano passado a realidade virtual sequer aparecia na lista e nessa última pesquisa, ainda ficou na frente de pulseiras inteligentes (8%) e leitores de livros digitais (7%).

Os smartphones continuam sendo o dispositivo mais usado e ainda 59% gostariam de trocar de aparelho em 2017. Em segundo lugar na lista de desejos ficou o tablet, onde 28% possuem o desejo de compra, a frente dos laptops, com 27%. Em quarto lugar aparece o relógio inteligente com 12% de predileção.

Isso reforça mais uma vez o grande crescimento da realidade virtual em se transformar em uma tecnologia de massa, que poderá ser inserida em vários momentos da vida de uma pessoa.