Olimpíadas do Rio terá imagens em 360°

A agência de banco de imagens Getty Images vai equipar todos os seus fotógrafos das Olimpíadas Rio 2016 com câmeras 360°, promovendo a mais moderna cobertura dos Jogos. A CEO da empresa, Dawn Airey, anunciou também que foi criada uma divisão específica dedicada à realidade virtual.

“Uma grande foto panorâmica proporciona uma sensação única de presença”, diz a CEO. “Ela tem uma maneira poderosa de fazer o espectador se sentir conectado à ação de uma forma que é totalmente diferente de uma foto tradicional”, complementa. A empresa tem experimentado imagens em 360º desde a Olimpíadas de Londres, em 2012.

A Getty Images já possui o maior banco de imagens olímpicas desde 1986, Olimpíadas de Atenas, Grécia, e contará com uma equipe de 120 profissionais para o Rio de Janeiro, cobrindo todos os eventos, desde a cerimônia de abertura, premiações e competições, além do clima olímpico do Rio de Janeiro (fotojornalismo). E com isso, a Getty Images pretende subir cerca de 6.000 imagens por dia para os seus clientes do mundo todo. A cada evento ou competição, as fotos, do momento em que foram tiradas até serem acessíveis, levarão apenas dois minutos e isso, já editadas, tratadas e com legenda.

getty-images-360-copa
Foto em 360° do jogo da Copa do Mundo 2014

E para ajudar no ineditismo das imagens, a Getty Images utilizará camêras robóticas (controladas por joysticks) em lugares estratégicos que podem ser acima da cabeça dos atletas como embaixo d’água na cobertura das provas aquáticas. A Getty lançará mão também de equipamentos de última geração como a camêra 360º que produz imagens panorâmicas e imagens gigapixel interativas de alta resolução.

Hugh Pinney, vice-presidente de conteúdo editorial da Getty, acredita que a realidade virtual está transformando completamente a forma como acompanhamos eventos ao redor do mundo. “A diversidade de conteúdos de 360 graus que produzimos do tapete vermelho aos estádios nos maiores eventos esportivos do mundo permite que as pessoas acessem informações e experiências que anteriormente estavam fora do alcance”, disse o executivo.

A agência fez uma parceria com a Oculus para oferecer conteúdo e também está trabalhando junto ao Google para disponibilizar conteúdo 360° para o Google Expedition, projeto de educação que permite estudantes viajarem virtualmente ao redor do mundo.